terça-feira, 24 de março de 2009

Entrevista a Vando Rosa

BSLM - Vando começaste a jogar com que idade no SL Marinha, e quais as melhores recordações que guardas de todos esses anos?
VR- Comecei a jogar nas escolinhas do SL Marinha com 7 anos. Em relação às melhores recordações, tenho várias mas a melhor talvez tenha sido nos juvenis. Tínhamos um grupo espectacular e isso reflectia-se dentro de campo, prova disso foram os resultados obtidos nesse ano onde nos sagrámos campeões distritais e vencemos também a taça distrital, foi sem dúvida um ano excelente.

BSLM - Apesar de todo o excelente trabalho feito ao longo dos anos pelos dirigentes, o SL Marinha ainda tem algumas limitações a nível de infra-estruturas. Concordas com aqueles que dizem que o muito que se tem feito a nível de formação nos últimos 20 anos é um autêntico “milagre”?
VR - Sim concordo plenamente, todos sabemos que o SL Marinha sempre foi um clube pobre, mas apesar de todas as dificuldades tem conseguido sobreviver graças ao bom desempenho de todos os dirigentes. Claro que todos gostaríamos de ter melhores condições a nível de infra-estruturas, mas cada coisa a seu tempo, a colocação do piso sintéctico no Campo da Ordem já foi um grande passo, é óbvio que queremos sempre mais mas temos que reconhecer que as condições para a prática desportiva são sem dúvida mais do que suficientes para um clube amador.

BSLM - Depois de fazeres a formação no SL Marinha, jogaste no ID Vieirense e no CD Pataiense. Como foram essas experiências?
VR - Foram óptimas experiências, além de poder jogar na divisão de honra onde se pratica melhor futebol porque apanhamos sempre jogadores com bastante experiência vindos da 3ª divisão nacional, apesar de agora também se verificar isso nalgumas equipas da 1ª distrital. Só tenho bem a dizer dessas duas experiências, fui sempre bem tratado em ambos os clubes e fiz grandes amigos.

BSLM - E o que te levou a regressar ao SL Marinha?
VR- Acima de tudo voltar a representar a equipa que me formou, quando saímos fica sempre o desejo de regressar. Apesar de me sentir bem onde estava, ainda era longe e o que me pagavam não compensava, chegava bastante mais tarde a casa, a certa altura tornava-se cansativo. No SL Marinha estou mais perto de casa e pude voltar a jogar com vários colegas que me acompanharam nas camadas jovens.

BSLM - Apesar do excelente 3ºlugar na época passada, com certeza ficou um misto de satisfação e de tristeza pela não subida de divisão, não?
VR - Exacto, satisfação porque pela direcção foi-nos pedido simplesmente que honrássemos o clube, nunca nos foi exigido a subida de divisão. É claro que nós dentro do balneário sempre ambicionámos a subida de divisão, e jogo a jogo fomo-nos tornando uns sérios candidatos mas no final acabar com os mesmos pontos do que o segundo classificado e não subir é bastante frustrante, ainda para mais quando nos tinham sido retirados três pontos na secretaria. Mas é passado, da época passada resta-nos apenas recordar que fizemos um grande campeonato e o honrámos ao máximo o clube.
BSLM - E o que tem acontecido esta época para tanta irregularidade?
VR - É uma pergunta bastante difícil de responder, mas o facto de na época passada não existir a pressão de subir de divisão pode contar muito porque as coisas saíam naturalmente, praticávamos bom futebol e esta época isso não tem acontecido. O factor lesões e expulsões também não têm ajudado em nada o desempenho da equipa e esta época temos um plantel bastante mais curto.

BSLM - Como viste todo o processo que levou á suspensão e ao pedido de demissão do mister Valdemar Soares?
VR - O pedido de demissão do mister Valdemar Soares já era esperado, é praticamente impossível um treinador ter moral para continuar à frente duma equipa quando se sofre um castigo de 18 meses, castigo esse que foi sem dúvida exagerado face ao que se passou. Foi pena o mister Valdemar não continuar com a nossa equipa mas compreendemos a sua posição.

BSLM - Para ti, de tudo o que já viste quais as duas melhores equipas do campeonato?
VR - Gostava de poder dizer que a melhor equipa era o SL Marinha, mas não temos conseguido provar isso dentro de campo. Por isso, o Valcovense tem sido a melhor equipa ao longo do campeonato, tem sido a mais regular e a prova disso é que se encontra em 1º lugar. Para segunda melhor equipa talvez os Pousos, mas também não posso deixar de referir o Outeirense que tem obtido bons resultados nestes últimos jogos e os pontos é que contam.

BSLM - E o que pode fazer o SL Marinha no que resta do campeonato?
VR - O SL Marinha está praticamente arredado da luta pela subida, claro que acreditamos sempre e a esperança é a ultima coisa a morrer mas nesta fase do campeonato a diferença pontual é elevada, tornando-se assim muito difícil a subida. Resta-nos agora honrar a camisola que vestimos, dignificar este grande clube entrando para cada jogo com vontade de ganhar, praticar bom futebol e acima de tudo limpar a má imagem dos seniores do SL Marinha que neste momento existe.

BSLM - O que achas do blog do clube, e o que achas que se pode fazer para melhorar?
VR - A criação do blog foi uma excelente ideia, não posso deixar de dar os parabéns ao meu grande amigo Zé Pedro que deu inicio a este blog, assim como às pessoas que mais recentemente o têm desenvolvido. Trata-se de um espaço de divulgação que faltava ao clube. Há que realçar o que se tem vindo a fazer neste blog, mas para melhorar talvez entrevistar também atletas das camadas jovens do SL Marinha, que sempre tiveram grande sucesso e continuam a ter.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails