domingo, 17 de junho de 2007

História do Sport Lisboa e Marinha


Fundado em: 1 de Janeiro de 1939
Sócios Fundadores: António Vieira Rodrigues Ascenso, José Dinis Pereira Júnior e Joaquim Dinis Alves.
Cores: Vermelho e Branco
Nº de associados: 600 aproximadamente.
Contactos: Ordem, 2430 Marinha Grande /Telef. 244502765.

Actividades e Palmarés: O Sport Lisboa e Marinha já atravessou momentos de glória não só no futebol (que é a sua actividade principal) mas também noutras modalidades nomeadamente no Ténis de Mesa, Voleibol (chegou a disputar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão), Andebol, Basquetebol, Futsal, Atletismo e Ciclismo chegando a existir, em tempos, no seu campo de jogos (Campo da Ordem) uma pista de ciclismo. Foi o primeiro clube a ter na Marinha Grande uma escola de Patinagem. O ringue esteve instalado num espaçoso salão alugado na antiga fábrica do Gomes situada na actual Avª 1º de Maio.

História e Curiosidades: Em 1938 um grupo de jovens Marinhenses, discordando da decisão do Atlético Clube Marinhense em tornar-se filial do Sporting Club de Portugal, resolve criar na Marinha Grande um clube que viesse a ser filial do Benfica. Foi então que Vieira Ascenso, José Dinis Pereira e Joaquim Dinis Alves fundam o Sport Lisboa e Marinha que viria a ser oficializado em 1/1/39 tornando-se a filial nº53 do SL Benfica.
A sua primeira sede social foi instalada num prédio situado na R. de São Pedro de Moel, nºs 1 e 3, que era pertença de Rudolfo Dinis Alves, e hoje é da fábrica Abrigada. Mais tarde mudou-se para a R. Pedro Viana, nº12.
A Comissão Administrativa, que logo de início se fez rodear de muitos benfiquistas, construiu também, em terreno alugado na Ordem, o seu actual campo de jogos. A inauguração ocorreu em 3 de Maio de 1939, com a presença da equipa de honra do S.L. Benfica que defrontou e venceu o Marinhense por 5-1, tendo o S.L. Marinha jogado e vencido o Sport Império Marinhense por 4-1. Esteve também presente uma equipa de atletismo do S.L. Benfica chefiada pelo campeão Espírito Santo, que se exibiu em corridas de velocidade e saltos em altura.

O Emblema do Clube: Tendo o clube nascido sob forte inspiração benfiquista era natural que o emblema então adoptado transpirasse isso mesmo. De facto o emblema do Sport Lisboa e Benfica foi o adoptado apenas com a alteração do M (SLM) em vez do B (SLB). Com o passar dos anos o "clube da Ordem" foi sendo esquecido pelo seu "patrono" chegando mesmo em 1990 a declinar o habitual convite para se fazerem representar no jantar do 51º aniversário do S.L . Marinha, que se realizou em 2 de Fevereiro, quebrando assim (no entender de muitos sócios) o único elo que ainda os ligava ao clube da Marinha Grande. Em 6 de Abril de 1990 por proposta da então Direcção, a Assembleia Geral do S.L. Marinha decidiu abrir concurso público á apresentação de propostas com vista a uma possível alteração do emblema do Clube. Finalmente em 10 de Julho de 1990 os sócios reunidos em Assembleia Geral, através de voto secreto, foi aprovada a mudança de emblema tendo sido escolhido, entre 13 propostas, um trabalho do conhecido artista plástico marinhense Gama Dinis.

Consta do seu já antigo historial que chegou a disputar do Campeonato Nacional da 2ª Divisão (1949/50, 50/51, 56/57, 57/58, ...). Foi várias vezes campeão distrital. Subiu à 3ª Divisão Nacional na época de 1980/81 onde permaneceu durante 4 épocas: 7º lugar em 81/82; 4º lugar em 82/83; e 3º lugar em 83/84 (a 1 ponto da subida à 2ª Divisão Nacional), curiosamente na época seguinte (84/85) seria despromovido para a 1ª Divisão Distrital (actual Divisão de Honra Distrital) onde permaneceu durante muitos anos, até que se tornou incomportável continuar com o escalão sénior e assim fez uma pausa de dois anos.

À uns anos a esta parte os Corpos Gerentes do Sport Lisboa e Marinha têm vindo a prestar especial atenção e carinho às escolas de jogadores o que se vem traduzindo não só na grande quantidade de jovens que são atraídos ao campo da Ordem como também pelos excelentes resultados das suas equipas nos diversos escalões (infantis, iniciados, juvenis e juniores) que habitualmente disputam os nacionais de futebol.

Felizmente este ano dá-se o tão esperado regresso, de um dos maiores clubes do Distrito, ao futebol 11 no escalão mais alto e que bastantes alegrias deu no passado, concerteza para serem repetidas.

Força Sport Lisboa e Marinha!

4 comentários:

Patiffe disse...

Amigo SLMarinha, depois da descida em 84/85, ainda houve outra subida á terceira divisão, nao sei precisar a época... ms lembro me que o treinador era o João Gomes treinador do pataias na ultima época, e jogava nessa equipe o Agostinho " Masiga", nao sei se te recordas... penso nao estar errado!!

Tanque Silva disse...

Nesse ano o Masiga marcou o golo decisivo ao Bombarralense no último minuto de um jogo épico

Menthor disse...

é verdade...o SL Marinha ainda voltaria à 3ª Divisão em ...

92-93....13º
93-94....13º
94-95....16º

Já agora deixo aqui os resultados entre as duas equipas da MG, nos anos 80

SLM-marinhense

82-83....0-0
83-84....0-0
84-85....0-0

Marinhense-SLM

82-83....0-0
83-84....2-1...Marinhense
84-85....1-1

rui macedo disse...

agora vamx trabalhar durinho pa voltar a colocar o grand SLM na lista das subidas...;P abraxo a tdos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails