domingo, 22 de julho de 2007

"Temos dirigentes muito dinâmicos"

Para além de ser presidente há 18 anos, Hélder Serra tem, no S.L.Marinha, um tipo"faz tudo", incluindo treinador de algumas equipas jovens. Na época passada orientou a formação de juvenis (campeã distrital da A.F.Leiria) e a de iniciados (que se manteve na categorias nacional). Tudo isto depois de se ter dedicado, durante 16 anos , à prética do futebol, como guarda-redes, a maior parte dos quais no S.L.Marinha, Marinhense, mas também com passagens pelos "Andorinhas" da Cruz da Légua , Estrela do Mar e CD Garcia, estes dois últimos no âmbito do Campeonato Popular do Oeste.
DL - Depois de 16 anos como futebolista e aterminar a carreira no S.L.Marinha, foi como que inevitável entrar no clube como dirigente, mais propriamente como presidente?
HS - Nessa altura nada havia programado para que assim fosse.Na minha ideia estava apenas a hipóteses de colaborar com o clube.Hoje penso que se nessa altura tivesse tirado o curso de treinador ter-me-ia dedicado mais a essa condição, já que é realmente o que me seduz. Acompanhar os jovens, estar com eles...
DL - Mas isso já faz o Hélder Serra...
HS - Sim, mas já só depois do Carlos Carlos ter abandonado o clube. Entrámos um pouco em dificuldades e como não havia grandes recursos entendi começar a treinar, até por forte sugestão dum amigo meu que treinava uma das equipas e pediu-me para lhe dar uma ajuda. Acabei por aceder e ficar mesmo a treinar essa equipa. O conjunto de jovens que , afinal, esta época se sagrou campeã de juvenis, título conquistado com muito brio, já que são jovens de muito valor e que tenho o previlégio de acompanhar desde os seus sete/oito anos. Foi um prazer enorme para mim e é com imensa alegria que chegámos ao final da época e verifucámos que os nossos objectivos tinham sido atingidos. Tudo isto para esclarecer que só estou nesta função de presidente e simultanemante de treinador, por força de determinadas circunstâncias, nada mais.
DL - Na época passada treinou duas equipas, por sinal com total êxito. Vai manter essa tarefa com as duas equipas nos campeonatos nacionais?
HS - Não, isso está fora de questão.Contrariamente ao que algumas pessoas possam pensar, e quem anda no futebol sabe bem que se hoje é muito bom, amanhã pode ser-se uma besta. e nalgumas situações, talvez por desconhecimento da realidade do clube, ou por alguma má fé misturada, lançaram alguns comentários de que eu queria estar a treinar todas as equipas, o que é absolutamente falso. É preciso que se entenda que na época passada fiquei com os iniciados e juvenis, porque os seccionistas me solicitaram bastante, por falta de pessoas que quisessem pegar, sobretudo na equipa de iniciados. Sabia que ia correr um risco enorme, e viu-se pela luta enorme e tenaz que travámos. Conseguir manter a equipa de iniciados no plano nacional, foi um enorme feito. Plantel reduzido, adversários fortes, foi de facto muito difícil.
DL - Então que equipas vai ficar a orientar?
HS - O que está definido pela comissão técnica, coordenada pelo professor Nuno Silva, é que eu vá ficar com os Júniores ( Divisão de Honra da A.F.Leiria) e, provavelmente, uma equipa de escolinhas.Direi ainda que o João Gomes ficará com a equipa de juvenis (nacional) e o Vitor Pina com os iniciados (nacional). Depois nos juvenis B ficará o Alex e nos iniciados B o José Maria.
DL - Nestes 18 anos de presidência passou por muitas fases. Algumas de desafogo,outras de quase asfixia...
HS - É verdade.Este clube passou, efectivamente por enormes dificuldades. Todavia estamos a recuperar e, na próxima época, já vamos regressar com uma equipa sénior que nos representará na 1ªDivisão Distrital.O plantel está praticamente definido e será composto poe ex-júniores, mas também por ex-atletas do clube, mas que têm estado ao serviço de outros emblemas.
Claro que é um custo acrescido, sobretudo ao nível das transfeências, mas é entendido por todos que faz falta ao S.L.Marinha possuir uma equipa de séniores, até para puder dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito na formação.Queremos, sempre quizemos, contribuir para o crescimento dos miudos, quer como desportistas, quer como homens.Aliás, o S.L.Marinha, ao longo do seu historial, tem muito para contar nesse sentido. Têm passado por aqui milhares de jovens que se iniciaram na modalidade que escolheram praticar. Alguns com mais propensão ara seguir a carreira enquanto séniores, outros por diversas razões, até da sua vida particular, acabam por abandonar.
DL - Mas estávamos a falar das dificuldades...
HS- Pois, é isso.
Parte de entrevista concedida pelo Hélder Serra ao jornal Diário de Leiria. A ser publicada na totalidade á medida que exista disponibilidade.

1 comentário:

Tanque Silva disse...

Não está fácil publicar toda a entrevista , tenho andado mesmo sem tempo , ver se até ao fim-de-semana coloco tudo on-line :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails