quinta-feira, 2 de abril de 2009

I corrida de Toiros da Marinha Grande

3 comentários:

BERNARDES disse...

Transcrição do artigo publicado hoje no Jornal da Marinha Grande.

"A Festa mais culta do mundo..."

Carla um dia levarte-ei aos toiros!Deixarei que se abra diante dos teus olhos essa arena imensa,mágica e mística da Tauromaquia,"que é a ciência do toureiro como o toureiro é a ciência da vida"como tantas vezes referiu Ignacio Mejias.E não exagerava porque o "toureio é a própria vida",como afirma César Rincón.Por isso deixarei, minha estimada colega,que a festa se prenda á tua alma para que a sintas tal como é:pura,certa,grande,arrebatadora e misteriosa.
Todas as artes bebem dela.A Tauromaquia como musa eterna da inspiração.
Os pincéis de Goya e Picasso,os escopros de Benlliure e Miranda,os pentagramas de Barbieri,Bizet e Turina,o teatro de Tirso de Molina,Lá Féria,Benavente e Mihura,o cinema de Blasco Ibañez,Almodôvar e Jaime Armiñan,a poesia de Torga,Machado,Lorca,Alberti e Gerardo Diego...apenas um pequeno ramo do grande tronco de artistas que sentiram o abraço caloroso da Tauromaquia.
Como disse Garcia Lorca esta é"a festa mais culta do mundo".
E a mais generosa também!Generosa com os necessitados e com a mãe Natureza à que oferece as maiores extensões de campo verde e lezírias virgens convertidas no reino do rei por excelência,da majestade feita animal no encanto envolvente do toiro bravo.Todos os olhos,todos os mimos,toda a ciência,milhares de vidas com todos os seus minutos e segundos postos à sua disposição para que nasça,cresça,se desenvolva e viva como é,grandioso.E tudo para quê?para que cumpra em plenitude de faculdades físicas a sua última essência:ser bravo,desenvolver ao máximo o seu instinto e transmitir emoção para assim enriquecer o seu sangue,a raça e casta que o faz absolutamente diferente..
Sim,Carla,um dia levarte-ei aos toiros para que faças teus os seus valores primários:o amor ao animal mais belo do planeta e à mais elevada consideração da vida do homem.Essa que cada tarde de toiros se pôe em jogo a troco de ser ela mesmo maior,mais alta e mais livre...todo aquilo que oferece o toureio.
A Carla Sintra é aquela colega de faculdade com que todos sonhamos,amiga e fiel desde o primeiro dia que nos conhecemos.Levei-a pela primeira vez a Lisboa depois de uma morosa aula de Dentisteria.Apaixonou-se pela FESTA.

I GRANDE CORRIDA DE TOIROS A FAVOR DO SPORT LISBOA E MARINHA

"Os textos são da exclusiva responsabilidade da organização da Corrida de Toiros"


VIVA O GRANDE SPORT LISBOA E MARINHA.

BERNARDES disse...

Meus caros,cada dia que passa sinto e vivo o Lisboa e Marinha com mais paixão e orgulho de cá "andar" e servir o melhor que sei e posso,é orgásmico ter assistido a esta bela corrida de Toiros,no nosso recinto,praça praticamente lotada de gente entusiasta da arte do toureio,Cartel muito bom,Forcados do melhor de Portugal,touros que até ajudaram á festa,enfim no pouco conhecimento que tenho quase tudo perfeito.
Cavaleiro Vitor Ribeiro,a experiência,categoria na lide a cavalo,Ana Batista a classe do toureio no feminino,aquele sorriso tão belo e como ela monta!tão bem...Não me importava de ser um dos seus cavalos ou algum filho de 2 aninhos para ela me dar banhinho.Tomás Pinto,Praticante mais destacado do momento,a irreverência e o crer próprio da juventude que lhe dará um futuro promissor.
Os Forcados,grandes pégas,grande segurança,dando o brilho que faltava a esta corrida para ficar na retina.
Agradeço ao Sr Antonio Morgado,Sr Poeiras,Sr Fernando Marques e Filho,pessoas com quem eu lidei mais de perto e a todos os meus colegas direcção e amigos do LISBOA E MARINHA que ajudámos a edificar esta bela praça de Toiros.
Tambem certamente mais uma página de gloria para o livro do meu amigo Helder Serra,Sr Presidente do GRANDE SPORT LISBOA E MARINHA.
Abraço Sentido.

Anónimo disse...

Venho por este meio felicitar o Sport Lisboa e Marinha por terem ido para a frente com a corrida de touros.
Segundo me contou quem aí foi a praça estava bonita.
Espero ir aí á proxima corrida

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails